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domingo, 15 de agosto de 2010

Internet

AGRADECIMENTO
Em primeiro lugar agradeço a deus pái todo poderoso, por ter dado o espírito de união nesste grupo, porque é através deste espírito de união que o grupo teve êxito na pesquisa do tema que é a evolução histórica da Internet.
Em segundo lugar eu Menakuanzambi Pedro Bernardo em nome do grupo agradeço ao professor João Lobo, pela a oportunidade que nos deu de aprofundarmos mais os nossos conhecimentos no aspecto estudantil de informática e sobretudo na evolução da Internet.
E por último agradeço a todos os integrantes deste grupo, que mostraram-me sempre o interesse desde o primeiro dia que nos foi entregue o tema. E que foram bastante colaboradores e participativos, quer no aspecto material quer no aspecto financeiro. 



            OBJECTIVOS
          - Os nossos objectivos com relação a este trabalho é mostrar aos colegas e não só mas também ao mundo sobre a evolução histórica da Internet, porque muita das vezes, as pessoas tem utulizado a Internet sem ter a noção dele.
Um dos nossos objectivos neste trabalho também é mostrar a sociedade as diferentes etapas que a Internet passou.  




ÍNDICE



. 1 INTRODUÇÃO
2.1 INTRODUÇÃO AO SURGIMENTO DA INTERNET

2.1.1 A ORIGEM DA INTERNET
2.1.2 O NASCIMENTO DA WORLD WIDE WEB
2.1.3 O CRESCIMENTO DA INTERNET
2.1.5 ARQUITECTURA DA INTERNET
2.1.6 OS PROTOCOLOS DA INTERNET
2.1.7 A ESTRUTURA DA INTERNET

2.2  DIFUSÃO SOCIAL DA INTERNET
2.2.1 O ACESSO REMOTO À INTERNET
2.2.2  TELEFONIA NA INTERNET (VOZ SOBRE IP)
2.2.3 EDUCAÇÃO NA INTERNET
2.2.4  A INTERNET COMO LAZER
2.2.5 CRIME NA INTERNET

.3 CONCLUSÃO
.4 BIBLIOGRAFIA





. 1 INTRODUÇÃO
O trabalho actual trata da evolução histórica da Internet, desde o seu surgimento até ao tempo actual. Neste trabalho que tem como tema a evolução histórica da Internet vamos abordar os seguintes temas: Introdução ao surgimento da Internet, a origem da internet, o nascimento da world wide web, o crescimento da Internet, o acesso à Internet, arquitectura da Internet, protocolo, estrutura, difusão social, acesso remoto, telefonia, educação, lazer e o crime na internet.

Ainda neste trabalho vamos ver as seguintes questões:
Quais as vantagens propriamente dita da internet?
Sera que existe desvantagens?
Todas essas questões serão abordadas dentro do contexto deste trabalho na qual veremos as respostas de cada uma das sugestões.   















A Internet é nada mais nada menos do que um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interacção entre indivíduos e os seus computadores, independentemente das suas localizações geográficas…
A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como até então nenhuma outra invenção foi capaz de o fazer…

2.1 Introdução ao surgimento da internet
A Internet surgiu a partir de um projecto da agência norte-americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA) com o objectivo de conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. A Internet nasceu a partir da ARPANET , que interligava quatro instituições: Universidade da Califórnia , LA e Santa Bárbara ; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah , tendo início em 1969 .
Os pesquisadores e estudantes do assunto receberam o projecto à disposição, para trabalhar. Deste estudo que perdurou na década de 70, nasceu o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) , grupo de protocolos que é a base da Internet desde aqueles tempos até hoje.

2.1.1 A origem da Internet
Nesta época, início da década de 80 , redes de computadores de outros centros de pesquisa foram integrados à rede da ARPA . Em 1985 , a entidade americana National Science Foundation (NSF) interligou os supercomputadores do seu centro de pesquisa, a NSFNET , que no ano seguinte entrou para a ARPANET . A ARPANET e a NSFNET passaram a ser as duas espinhas dorsais (backbone) de uma nova rede que junto com os demais computadores ligados a elas, era então a INTERNET .
Dois anos depois, em 1988 , a NSFNET passou a ser mantida com apoio das organizações IBM, MCI (empresas de telecomunicações) e MERIT (instituição responsável pela rede de computadores de instituições educacionais de Michigan), que formaram uma associação conhecida como Advanced Network and Services (ANS).



2.1.2 O nascimento da World Wide Web
Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) foi a responsável pela invenção da World Wide Web, ou simplesmente a Web, como hoje a conhecemos. Corria o ano de 1990, e o que, numa primeira fase, permitia apenas aos cientistas trocar dados, acabou por se tornar na complexa e essencial Web.
O responsável-mor pela invenção chama-se Tim Berners-Lee, que construiu o seu primeiro computador na Universidade de Oxford, onde se formou em 1976. Quatro anos depois, tornava-se consultor de engenharia de software no CERN e escrevia o seu primeiro programa para armazenamento de informação – chamava-se Enquire e, embora nunca tenha sido publicada, foi a base para o desenvolvimento da Web.

2.1.3 O Crescimento da Internet
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/25/Internet_users_per_100_inhabitants_1997-2007_ITU.png/250px-Internet_users_per_100_inhabitants_1997-2007_ITU.png
Gráfico mostrando a proporção de usuários de Internet a cada 100 pessoas, entre 1997 e 2007, feita pela União Internacional de Telecomunicações.
Embora as aplicações básicas e as orientações que fazem a Internet existir por quase duas décadas, a rede não ganhou interesse público até a década de 1990. Em 6 de agosto de 1991, a CERN, uma organização pan-europeia de pesquisa de partículas, publicou o novo projeto "World Wide Web". A Web foi inventada pelo cientista inglês Tim Berners-Lee, em 1989.




Os meios de acesso direto à Internet são a conexão dial-up, a banda larga (em cabos coaxiais, fibras ópticas ou cabos metálicos), Wi-Fisatélites e telefones celulares com tecnologia 3G.
Há ainda aqueles locais onde o acesso é provido por uma instituição ou empresa e o usuário se conecta a rede destas que provêm então acesso a Internet. Entre esse locais, encontram-se aqueles públicos com computadores para acesso à Internet, como centros comunitários, centros de inclusião digital, bibliotecas e cyber cafés, além de pontos de acesso à Internet, como aeroportos e outros. Alguns desses locais limitam o uso por usuário a breves períodos de tempo.

2.1.5 Arquitectura da Internet
Muitos cientistas de computação veem a Internet como o "maior exemplo de sistema de grande escala altamente engenharizado, ainda muito complexo". A Internet é extremamente heterogênea, por exemplo, as taxas de transferências de dados e as características físicas das conexões variam grandemente. A Internet exibe "fenômenos emergentes" que dependem de sua organização de grande escala. Por exemplo, as taxas de transferências de dados exibem autossimilaridade temporal. Adicionando ainda mais à complexidade da Internet, está a habilidade de mais de um computador de usar a Internet através de um elo de conexão, assim criando a possibilidade de uma sub-rede profunda e hierárquica que pode teoricamente ser estendida infinitivamente, desconsiderando as limitações programáticas do protocolo IPv4. Os princípios desta arquitetura de dados se originam na década de 1960, que pode não ser a melhor solução de adaptação para os tempos modernos. Assim, a possibilidade de desenvolver estruturas alternativas está atualmente em planejamento.
De acordo com um artigo de junho de 2007, na revista Discover, o peso combinado de todos os elétrons que se movem dentro da Internet num dia é de 2−6 gramas. Outras estimativas dizem que o peso total dos elétrons que se movem na Internet diariamente chega a 2 gramas.




2.1.6 Os Protocolos da Internet
Para o funcionamento da Internet existem três camadas de protocolos. Na camada mais baixa está o Protocolo de Internet (Internet Protocol), que define datagramas ou pacotes que carregam blocos de dados de um nó da rede para outro. A maior parte da Internet atual utiliza a IPv4, quarta versão do protocolo, apesar de o IPv6 já estar padronizado, sendo usado em algumas redes específicas somente. Independentemente da arquitetura de computador utilizada por dois computadores comunicando entre si na Internet, desde que compreendam o protocolo de Internet, podem se comunicar. Isso permite que diferentes tipos de máquinas e sistemas possam conectar-se à grande rede, seja um PDA conectando-se a um servidor WWW ou um computador pessoal executando Microsoft Windows conectando-se a outro computador pessoal executando Linux.
Na camada média está o TCPUDP e ICMP. Esses são protocolos no qual os dados são transmitidos. O TCP é capaz de realizar uma conexão virtual, fornecendo certo grau de garantia na comunicação de dados.Na camada mais alta estão os protocolos de aplicação, que definem mensagens específicas e formatos digitais comunicados por aplicações. Alguns dos protocolos de aplicação mais usados incluem DNS(informações sobre domínio), POP3 (recebimento de e-mail), IMAP (acesso de e-mail), SMTP (envio de e-mail), HTTP (dados da WWW) e FTP (transferência de dados). Todos os serviços da Internet fazem uso dos protocolos de aplicação, sendo o correio eletrônico e a World Wide Web os mais conhecidos. A partir desses protocolos é possível criar aplicações como listas de discussão ou blogs.

2.1.7 A Estrutura da Internet
Existem muitas análises da Internet e de sua estrutura. Por exemplo, foi determinado que tanta a estrutura de rotas IP da Internet quanto as ligações de hipertexto da World Wide Web são exemplos de redes de escala livre.Semelhantemente aos provedores comerciais de Internet, que se conectam através de pontos neutros, as redes de pesquisa tendem a se interconectar com subredes maiores, como as listados abaixo:
GEANT, GLORIADA rede Internet2 (conhecido anteriormente como Rede Abilene)JANET (A Rede Nacional de Pesquisa e Educação do Reino Unido)Essas, então, são construídas em torno de redes relativamente menores. Diagramas de redes de computador representam frequentemente a Internet usando um símbolo de nuvem, pelo qual as comunicações de rede passam.
2.2  Difusão social da Internet
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/73/Internet_Hosts.svg/350px-Internet_Hosts.svg.png
Sites de Internet por países:
██ +100.000.000
██ 5.000.000 - 100.000.000
██ 2.000.000 - 5.000.000
██ 1.000.000 - 2.000.000
██ 500.000 - 1.000.000
██ 200.000 - 500.000
██ 50.000 - 200.000
██ 10.000 - 50.000
██ 0 - 10.000
A língua dominante da comunicação na Internet é o inglês. Isto talvez seja o resultado das origens da Internet, assim como o papel do inglês comolíngua franca. Além disso, isso também talvez esteja relacionado às grandes limitações dos primeiros computadores, que foram fabricados na maior parte nos Estados Unidos, que não compreendem outros caracteres que não pertencem àqueles do alfabeto latino usados pelo inglês.
Por comparação, as línguas mais usadas na World Wide Web são o inglês(28,6%),o chinês (20,3%), espanhol (8,2%), japonês (5,9%), francês(4,6%), português (4,6%), alemão (4,1%), árabe (2,6%), russo (2,4%) e coreano (2,3%).
Por região, 41% dos usuários de Internet do mundo estão na Ásia, 25% na Europa, 16% na América do Norte, 11% na América Latina e Caribe, 3% na África, 3% no Oriente Médio e 1% na Austrália.
As tecnologias da Internet se desenvolveram suficientemente nos anos recentes, especialmente no uso do Unicode. Com isso, a facilidade está disponível para o desenvolvimento e a comunicação de softwares para as línguas mais usadas.
2.2.1 O Acesso remoto à Internet
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7f/VNC_in_KDE.png/220px-VNC_in_KDE.png
A Internet permite a utilizadores de computadores a conexão com outros computadores facilmente, mesmo estando em localidades distantes no mundo. Esse acesso remoto pode ser feito de forma segura, com autenticação e criptografia de dados, se necessário. Uma VPN é um exemplo de rede destinada a esse propósito.
Isto está encorajando novos meios de se trabalhar de casa, a colaboração e o compartilhamento de informações em muitas empresas. Um contador estando em casa pode auditar os livros-caixa de uma empresa baseada em outro país por meio de um servidor situado num terceiro país, que é mantido por especialistas IT num quarto país. Estas contas poderiam ter sido criadas por guarda-livros que trabalham em casa em outras localidades mais remotas, baseadas em informações coletadas por e-mail de todo o mundo. Alguns desses recursos eram possíveis antes do uso disperso da Internet, mas o custo de linhas arrendadas teria feito muitos deles impraticável.
Um executivo fora de seu local de trabalho, talvez no outro lado do mundo numa viagem a negócios ou de férias, pode abrir a sua sessão de desktop remoto em seu computador pessoal, usando uma conexão de Virtual Private Network (VPN) através da Internet. Isto dá ao trabalhador acesso completo de todo o seus dados e arquivos usuais, incluindo o e-mail e outras aplicações enquanto estiver fora de seu local de trabalho.
Virtual Network Computing (VNC) é um protocolo bastante usado por utilizadores domésticos para a realização de acesso remoto de computadores. Com ele é possível utilizar todas as funcionalidades de um computador a partir de outro, através de uma área de trabalho virtual. Toda a interface homem-computador realizada em um computador, como o uso do mouse e doteclado, é refletida no outro computador.
2.2.2  Telefonia na Internet (Voz sobre IP)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/87/1140E-7.JPG/220px-1140E-7.JPG
IP Phone 1140E, um equipamento para a voz sobre IP
VoIP significa "Voice-over-Internet Protocol" (Voz sobre Protocolo de Internet), referindo-se ao protocolo que acompanha toda comunicação na Internet. As ideias começaram no início da década de 1990, com as aplicações de voz tipo "walkie-talkie" para computadores pessoais. Nos anos recentes, muitos sistemas VoIP se tornaram fáceis de se usar, e tão convenientes quanto o telefone normal. O benefício é que, já que a Internet permite o tráfego de voz, o VoIP pode ser gratuito ou custar muito menos do que telefonemas normais, especialmente em telefonemas de longa distância, e especialmente para aqueles que estão sempre com conexões de Internet disponíveis, seja a cabo ou ADSL.
O VoIP está se amadurecendo como uma alternativa competitiva ao serviço tradicional de telefonia. A interoperabilidade entre diferentes provedores melhorou e a capacidade de realizar ou receber uma ligação de telefones tradicionais está disponível. Adaptadores de redes VoIP simples e baratos estão disponíveis, que eliminam a necessidade de um computador pessoal.
A qualidade de voz pode ainda variar de uma chamada para outra, mas é frequentemente igual ou mesmo superior aos telefonemas tradicionais.
No entanto, os problemas remanescentes do serviço VoIP incluem a discagem e a confiança em número de telefone de emergência. Atualmente, apenas alguns provedores de serviço VoIP proveem um sistema de emergência, mas não está disponível universalmente. Telefones tradicionais são ligados a centrais telefônicas e operam numa possível queda do fornecimento de eletricidade; o VoIP não funciona se não houver uma fonte de alimentação ininterrupta para o equipamento usado como telefone e para os equipamentos de acesso a Internet.
2.2.3 Educação na Internet
O uso das redes como uma nova forma de interação no processo educativo amplia a ação de comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultural. Desta forma, o ato de educar com o auxílio da Internet proporciona a quebra de barreiras, de fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, acelerando a autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos. Assim, a educação pode assumir um caráter coletivo e tornar-se acessível a todos, embora ainda exista a barreira do preço e o analfabetismo tecnológico.
Ao utilizar o computador no processo de ensino-aprendizagem, destaca-se a maneira como esses computadores são utilizados, quanto à originalidade, à criatividade, à inovação, que serão empregadas em cada sala de aula. Para o trabalho direto com essa geração, que anseia muito ter um "contato" direto com as máquinas, é necessário também um novo tipo de profissional de ensino. Que esse profissional não seja apenas reprodutor de conhecimento já estabelecido, mas que esteja voltado ao uso dessas novas tecnologias. Não basta que as escolas e o governo façam com a multimédia o que vem fazendo com os livros didáticos, tornando-os a panacéia da atividade do professor.
A utilização da Internet leva a acreditar numa nova dimensão qualitativa para o ensino, através da qual se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa. Além do que, o uso das redes traz à prática pedagógica um ambiente atrativo, onde o aluno se torna capaz, através da autoaprendizagem e de seus professores, de poder tirar proveito dessa tecnologia para sua vida.
A preocupação de tornar cada vez mais dinâmico o processo de ensino e aprendizagem, com projetos interativos que usem a rede eletrônica, mostra que todos os processos são realizados por pessoas. Portanto, elas são o centro de tudo, e não as máquinas. Consequentemente, não se pode perder isto de vista e tentarmos fazer mudanças no ensino sem passar pelos professores, e sem proporcionar uma preparação para este novo mundo que esta surgindo.
Aliar as novas tecnologias aos processos e atividades educativos é algo que pode significar dinamismo, promoção de novos e constantes conhecimentos, e mais que tudo, o prazer do estudar, do aprender, criando e recriando, promovendo a verdadeira aprendizagem e renascimento constante do indivíduo, ao proporcionar uma interatividade real e bem mais verdadeira, burlando as distâncias territoriais e materiais. Significa impulsionar a criança, enfim, o sujeito a se desfazer da pessoa da passividade.


2.2.4  A Internet como Lazer
A Internet é uma grande fonte de lazer, mesmo antes da implementação da World Wide Web, com experimentos sociais de entretenimento, como MUDs e MOOs sendo conduzidos em servidores de universidades, e muitos grupos Usenet relacionados com humor recebendo boa parte do tráfego principal. Muitos fóruns de Internet têm seções dedicadas a jogos e vídeos de entretenimento; charges curtas na forma de vídeo flash também são populares. Mais de seis milhões de pessoas usam blogs ou sistemas de mensagens instantâneas como meios de comunicação e compartilhamento de ideias.
As indústrias de pornografia ou de jogos de azar tem tido vantagens completas no World Wide Web, e proveem frequentemente uma significativa fonte de renda de publicidades para outros websites. Embora muitos governos têm tentado impor restrições no uso da Internet em ambas as indústrias, isto tem geralmente falhado em parar a sua grande popularidade.
Uma das principais áreas de lazer na Internet é o jogo de múltiplos jogadores. Esta forma de lazer cria comunidades, traz pessoas de todas as idades e origens para desfrutarem do mundo mais acelerado dos jogos on-line. Estes jogos variam desde os MMORPG até a jogos em role-playing game (RPG). Isto revolucionou a maneira de muitas pessoas de se interagirem e de passar o seu tempo livre na Internet.
Muitos usam a Internet para acessar e descarregar músicas, filmes e outros trabalhos para o seu divertimento. Como discutido acima, há fontes pagas e não pagas para todos os arquivos de mídia na Internet, usando servidores centralizados ou usando tecnologias distribuídas em P2P. Algumas destas fontes tem mais cuidados com os direitos dos artistas originais e sobre as leis de direitos autorais do que outras.
Muitos usam a World Wide Web para acessar notícias, previsões do tempo, para planejar e confirmar férias e para procurar mais informações sobre as suas ideias aleatórias e interesses casuais.
As pessoas usam chatsmensagens instantâneas e e-mails para estabelecer e ficar em contato com amigos em todo o mundo, algumas vezes da mesma maneira de que alguns tinham anteriormente amigos por correspondênciaWebsites de redes sociais, como o MySpace, o Facebook, e muitos outros, ajudam as pessoas entrarem em contato com outras pessoas para o seu prazer.


2.2.5 Crime na Internet
Muitos crimes na internet estão associados ao abuso sexual infantil, envolvendo a prostituição e a divulgação de fotos pornográficas de menores.
Também tem sido constantes os problemas sobre difamação em sites de relacionamento bem como a apologia de atos ilícitos, além também a divulgação dos mais diversos tipos de preconceitos. Outra questão importante refere-se aos crimes bancários e financeiros praticados na Internet.
Os crimes mais usuais na rede incluem o envio de e-mails com pedidos de atualização de dados bancários e senhas (phishing). Da mesma forma, e-mails referentes a listas negras ou falsos prêmios também são práticas comuns, bem como o envio de arquivos anexados. Especialistas indicam que é melhor não abrir arquivos com extensões consideradas perigosas, como ".exe", ".scr" ou qualquer outra extensão desconhecida, por servirem de verdadeiras portas de entrada para vírus de computadores, os quais causam estragos ou roubam, via spywares, informações sobre os usuários. No entanto, é de senso comum que os chamados "cookies" são inofensivos, uma vez que o objetivo deles é reunir dados estatísticos (como sítios mais acessados), utilizados por sítios.
Ademais, em 2004, os prejuízos com perdas causadas por fraudes virtuais foram de 80% em relações às perdas por razões diversas.













.3 CONCLUSÃO
De acordo com a pesquisa feita, chegamos a conclusão que a internet está rodeado de vantagens. Uma das vantagens que a Internet trouxe foi a ligação mais rápida por exemplo de dois continentes em que é realizada uma chamada por videoconferência.Outra das vantagens é o seu custo que é muito reduzido e que por via disso está acessível a qualquer pessoa.
Bem agora quanto as desvantagens da Internet é de Salientar que existem, e uma das desvantagens da Internet é o isolamento das pessoas visto que quando viciados na mesma as pessoas não querem saber de mais nada faltam as aulas, não dormem e o facto mais preocupante não comem. Outro desses problemas é o fácil acesso aos chamados conteúdos para adultos mais conhecido por pornografia. Outro desses perigos são o uso indevido de suportes tecnológicos como os programas para criar vírus. Outro dos perigos mais conhecidos da Internet é o incitamento a violência e ás atitudes xenófobas. E o ultimo dos perigos é a violação da privacidade que é um dos mais comuns.
















.4 BIBLIOGRAFIA
Site oficial: www.google.com.br

Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo ...
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